sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Cachorro das cavernas? Conheça mais sobre a evolução dos cães e como chegaram às raças atuais


Assim como existiu um humano pré-histórico, existiram também raças de cachorros que eram bem diferentes das que observamos hoje. Cada uma das raças de cães e gatos resulta de um trabalho de seleção genética, feita por um criador. De acordo com a necessidade, os cães foram selecionados por seu tipo físico, e assim formaram-se as raças tal conhecemos hoje. Mas nem sempre isso significa que a evolução é boa: junto com a formação das raças dos cachorros, problemas começaram a aparecer. Entenda mais sobre esse assunto aqui.


Por diversos motivos as raças de cachorros podem acabar mudando de aspecto ao longo das gerações: a evolução é um processo dinâmico, que pode resultar em algo bom ou ruim. De acordo com a necessidade, os humanos foram, ao longo das gerações, selecionando exemplares de Canis lupus familiaris, o cachorro doméstico.

Porém, a seleção genética de um animal como o cachorro não foi e nem é feita só por criadores, na verdade é um processo do qual todos os humanos fazem parte. Para entender melhor como a nossa coexistência com os cães, é preciso compreender a própria evolução humana.


(Imagem: Shutterstock)

Pesquisadores acreditam que os cachorros pré-históricos eram mais mansos e os que se aproximavam das primeiras aglomerações humanas tinham mais sucesso em obter alimentos. O aspecto físico também contou pontos aos exemplares que tinham características interessantes aos humanos, desde habilidade de caça ao pelo fofinho e olhar de filhote.

Ao longo das gerações, algumas linhagens de cães acabaram sendo selecionadas e cada grupo de raças de cachorros é direcionada a uma aptidão que atenda a uma necessidade humana.

Tanto que até hoje, a Federação Cinológica Internacional (FCI, do francês Fédération Cynologique Internationale), a entidade máxima responsável pelos padrões das raças caninas, divide as raças de cães em 10 grupos.


(Imagem: Shutterstock)


Grupo 1: cães pastores e boiadeiros (exceto Boiadeiros Suíços). Exemplo de raças deste grupo são o Border Collie ePastor Alemão.


Grupo 2: Pinscher, Schnauzer, Molossos do tipo montanhês e tipo Dogue e Boiadeiros Suíços.


Grupo 3: Terriers, como por exemplo o Jack Russel e o Airedale Terrier.


Grupo 4: Daschunds, que também são chamados de Teckels.


Grupo 5: Spitz e tipos primitivos. Cães nórdicos de caça, pastoreio e trenó.


Grupo 6: cães farejadores ou Sabujos, como o Bloodhound.


Grupo 7: cães de aponte de caças.


Grupo 8: “Retrievers” ou cães levadores e recolhedores de caça e cães d’água, como os Labradores e Golden Retriever.


Grupo 9: cães de companhia como Bichons, Poodles, Cães de Crista Chinês,Chihuahua, Pequineses, cães do Tibete (como o Shi tzu e o Lhasa Apso).


Grupo 10: lebréis. Nesse grupo são incluídos os Greyhounds, conhecidos como "cães de corrida", como o Whippet.



Fonte:
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário