quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Pássaros Calopsitas: O que é bom saber antes de comprar um


A Calopsita (Nymphicus hollandicus) é uma ave considerada doméstica pela legislação ambiental brasileira, ou seja, diversos processos de evolução zootécnica e manejo fizeram com que esse pássaro adquirisse características que o tornaram dependente do homem.

Essa incrível ave vem conquistando cada vez mais espaço na vida de diversas pessoas, graças à sua docilidade e afabilidade. Calopsitas apegam-se muito aos seus donos e são extremamente interativas, divertidas e, em condições normais, sempre alegres e simpáticas. No geral, convivem bem com outras espécies e são facilmente adaptáveis, desde que possuam seu espaço e todas as suas necessidades saciadas.


Optar por ter um pet é uma decisão bastante séria, pois o responsável deve se comprometer com todas as exigências para uma vida saudável do animal. Então, antes de decidir se deve ou não ter uma Calopsita, avalie tudo o que precisa saber sobre ela.


Principais Características
Nome: Calopsita (Nymphicus hollandicus).
Família: Cacatuidae.
Origem: Austrália.
Altura: 30cm.
Peso: de 85 a 120 gramas.
Maturidade sexual: a partir dos 12 meses.
Período de reprodução: o ano inteiro, com 4 a 7 ovos por postura e 17 a 22 dias de incubação.
Expectativa de vida: pode chegar aos 25 anos.



Algumas questões essenciais para ter uma Calopsita


Tenha certeza de que se comprometerá com um novo pet.


As calopsitas podem viver até 25 anos. Você está preparado para isso?


Você viaja com frequência ou passa muito tempo fora de casa?

Existem amigos ou familiares que podem cuidar de sua ave, em caso de emergência?


Você tem outros pets? Como será essa convivência?

Você está disposto a arcar com todos os gastos necessários, como alimentação, instalações e consultas veterinárias?


Comportamento das calopsitas


Essas aves são inteligentes, dóceis e adoram interagir com seus donos.

As Calopsitas são pássaros muito ativos, brincalhões, inteligentes e sentem a necessidade de interagir com seus donos, fora ou dentro de suas instalações. É fundamental que elas recebam toda a atenção necessária ou, caso contrário, podem apresentar comportamento agressivo. Essas aves fazem, por natureza, bastante barulho. Quando domesticadas, podem ser mais quietas.

Ao contrário do que fazemos com cães e gatos, não podemos impedir uma calopsita de procriar, pois ela sente necessidade de se relacionar sexualmente, apesar de que, depois de mansas, esse tornar-se um processo mais raro. Em muitos casos, pode até mesmo fazer a postura de ovos sem a presença de um parceiro. De qualquer forma, o ideal é que ela possua um companheiro para que não cobre atenção excessiva dos humanos e não sofra automutilação. Como ela é quem escolhe o parceiro, é importante dar opções e ter algumas Calopsitas juntas até que a escolha seja feita (aí é importante separá-las para evitar brigas).

A personalidade dessa espécie não possui um padrão exato. Justamente por isso, você não deve criar determinada expectativa em relação ao comportamento dela: enquanto umas são ativas e brincalhonas, outras podem ser quietas e tranquilas. O ideal é interagir sempre com sua Calopsita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário