quarta-feira, 8 de outubro de 2014

5 Sinais de que seu gato pode estar com dor de dentes



A saúde geral do seu gato depende muito da saúde de seus dentes. Aqui está uma maneira fácil de determinar como ela está.

Por MV Janea Kelley

De acordo com a American Veterinary Dental Society, quase 70 por cento dos gatos começam a mostrar sinais de doença oral pelo seu terceiro ano de vida. Se os dentes do seu gato estão em mau estado, isto pode contribuir para problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas e renais, e diminuir a qualidade do seu gato de vida. 


Os gatos assim como os cães, escondem sua dor, você provavelmente não vai notar nenhum problema no seu gato até que este esteja sofrendo com uma doença bucal já muito grave.

Embora o seu gato não possa dizer que tem uma dor de dente, há cinco sinais que podem te dar uma pista de que a boca do seu bichano pode não vai bem, são elas:

1. Mau hálito
Não é normal que a respiração de um gato cheire como de peixe  podre. Se você precisar virar a cabeça quando seu gato respira em você, ou se a sua pele fede depois que ele o lambe, isso é um bom sinal de que o seu gato está tendo problemas dentários.

2. Comer engraçado
Se o seu gato parece mastigar com apenas um lado de sua boca, ou se ele está deixando cair a comida quando come, isso pode significar que ele está com dor na bocal.

3. Diminuiu o interesse por alimentos

Se o seu gato se aproxima da tigela de comida e age como se tivesse fome, mas depois parece relutante em comer, provavelmente a boca está incomodando.

4. Relutância para ser tocado ao redor da boca
Se o seu gato gostava de ter os lados de seu rosto acariciado e agora evita, pode ser porque sua boca está doendo.

5. Salivação excessiva

Se o seu gato está salivando mais do que o habitual - especialmente se a saliva contém sangue - é um sinal de doença dental. 
Os gatos também podem levar as patas constantemente em suas bocas ou abanar a cabeça por causa da dor.

Se o seu gato está tendo algum destes sintomas, levante o lábio verifique seus molares, (isso se ele deixar). Se você perceber uma crosta amarelo-marrom em seus dentes, é o acúmulo de tártaro. Se as gengivas do seu gato estão o vermelhas,  é gengivite, ou inflamação do tecido gengival.

Uma doença oral grave pode resultar em sangramento nas gengivas, dentes quebrados, e uma série de outros problemas dolorosos. Se você perceber uma gengivite ou acúmulo de tártaro, ou se seu gato está mostrando os sinais acima, ligue para seu veterinário e agende uma visita!.

Tratamento da doença dental
A remoção do tártaro, sob anestesia geral é a primeira linha de tratamento para doenças dentárias.
Neste procedimento, que é feito sob anestesia geral, o veterinário utiliza instrumentos para remover o tártaro dos dentes do seu gato e também tratar as gengivas. Após o tártaro ser removido, o veterinário pode descobrir que alguns dentes necessitam ser removido devido a lesões de reabsorção (cavidades) ou enfraquecimento da estrutura do osso. Uma vez que o tártaro é removido, o veterinário irá polir os dentes do seu gato para prevenir futuras inflamações.

Como evitar a doença dental

A fim de manter os dentes do seu gato saudáveis e brilhante, inicie um programa de cuidados preventivos que consiste em escovar os dentes do seu gato com creme dental próprio para felinos.

SEJA GENTIL PARTILHE MAS NÃO ESQUEÇA DE DAR OS CRÉDITOS
DENISE DECHEN (http://dicaspeludas.blogspot.com.br/) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário