segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O meu Cão tem um Sopro?


Aconselhe-se junto do seu Médico Veterinário.

Durante uma avaliação clínica de rotina do seu animal foi informado que na auscultação cardíaca foi identificado um sopro.
O que é um sopro?

Um sopro é o resultado de um fluxo anormal ou turbulento do sangue no interior do coração ou dos vasos que lhe estão directamente associados.

Estas situações podem ser diagnosticadas em animais jovens com uma origem fisiológica, as quais desaparecem nos primeiros meses de vida ou podem dever-se a malformações do coração.
Nesta última situação é aconselhável a realização de uma ecocardiografia para definir a sua origem.

A presença de sopro é frequente em animais de raças pequenas com mais de 8 anos, devido habitualmente a um “envelhecimento” das válvulas cardíacas.

É uma doença evolutiva que vai provocando incompetência da válvula, com consequente refluxo de sangue das câmaras de saída do coração para as de entrada, o que progressivamente vai provocar aumento das suas dimensões, com consequente falha do funcionamento do coração.

É aconselhável a realização de uma ecocardiografia para identificar a sua origem, definir as alterações morfológicas e estagiar a doença.

Estes animais geralmente têm tosse, podendo esta ter uma origem cardíaca, habitualmente devido às dimensões do coração, ou estar relacionada com patologias respiratórias, mais frequentes nas raças pequenas, pelo que as radiografias são importantes para identificar alterações estruturais das vias respiratórias, edemas e efusões pleurais. Permitem também avaliar e comparar a evolução das dimensões da silhueta cardíaca ao longo do tempo.

A realização do electrocardiograma também é importante pois permitirá diagnosticar arritmias, que muito frequentemente estão associadas a estas patologias.


FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário