quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Dicas para manter seu pet protegido do frio...


Fique atento ...
Mesmo sendo o Brasil um país tropical, dias frios podem chegar de repente no outono e o inverno pode ser rigoroso nas regiões Sul e Sudeste.
Já pensou como essa mudança no clima pode atingir o seu cachorro ou o seu gato?
 A maneira ideal de um bichinho passar os dias, e especialmente as noites mais frias, é dentro de casa, em um lugar quentinho e bem abrigado. Nada deixaria seu animal de estimação mais feliz.
Ainda existem proprietários que mantém seus cães do lado de fora, normalmente acorrentados perto de uma casinha.  Vamos deixar para outra oportunidade a conversa sobre o prejuízo que é criar um animal assim e pensar em como tornar a casinha do peludo mais aconchegante e confortável durante o frio.
- Mantenha a casinha afastada do chão para evitar a umidade e a friagem do solo.  Se ela já estiver construída, pense em colocar lá dentro a cama suspensa.
- Certifique-se que a porta de entrada da casinha não está virada para o lado em que o vento sopra em dias de chuva e frio. Uma porta feita de plástico grosso pode ajudar bastante a manter a casinha seca e quente e não custa caro.
- Quanto ao tamanho da casinha, o ideal é que ela seja grande o suficiente para o cão ficar em pé e se deitar confortavelmente, mas pequena o bastante para que consiga reter o calor gerado pelo corpo do seu amigão.
- Se o peludo costuma roer e picar caminhas e cobertores, forre o chão da casinha com uma camada generosa de palha seca.
- Olhe todo final de tarde se a cama (ou a palha) do seu cão está limpa e sequinha e nunca deixe que ele vá dormir molhado. Mesmo um cão peludo pode sofrer de hipotermia – quando a temperatura do corpo fica abaixo do normal – e outros problemas sérios se permanecer molhado quando está muito frio.
 Atenção com a comida e a água.  Cães precisam de mais energia durante o inverno para o corpo gerar mais calor.  Se o seu peludo passa muito tempo do lado de fora, ofereça ração ou comida de melhor qualidade.  Cuidado para não aumentar muito a quantidade de alimento, pois ele pode ficar obeso.  Fique de olho na água. É importante que ela seja limpa e fresca, e em regiões onde esfria muito, como no Sul, ela pode congelar depois de uma noite com temperaturas baixas. Uma dica é não usar vasilhas de metal durante o inverno. Não coloque o pote de água dentro da casinha do seu cachorro para não correr o risco do peludo entorna-lo e acabar encharcado.

Evite banhos desnecessários, principalmente nos horários e dias mais frios. Quando for banhar seu amigão não economize tempo na secagem do pelo. A hipotermia pode acontecer até mesmo com pouca umidade, especialmente em filhotes e cães velhinhos.
Espere pelo menos meia hora antes de sair com ele na rua para evitar o choque térmico.
Se você costuma tosar o pelo do seu cão, peça para deixarem o pelo mais alto nesta temporada e se o seu bicho tiver pelo curtinho, considere colocar uma roupinha quente e confortável.
 Mesmo que o seu animal tenha o privilégio de curtir um lugar quentinho e seguro dentro de casa, existem outros que podem estar sofrendo na rua.  Existem duas coisas que você pode fazer para ajudar a esquentá-los.
Leve pequenas porções de ração, em saquinhos plásticos, na mala do seu carro e ofereça para os bichos que encontrar no caminho. Paninhos e caixas de papelão também podem se transformar em abrigos para chuva e frio.
Lembre-se que é comum que gatos e outros animais pequenos procurem fontes de calor para se abrigar, inclusive no motor de automóveis.  Você pode evitar a morte ou ferimentos graves simplesmente batendo no capô do carro, ou tocando a buzina algumas vezes, antes de dar a partida.
 Estas são medidas simples, mas que podem fazer toda a diferença na vida dos bichos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário