sexta-feira, 9 de maio de 2014

Especialidades / Oncologia


Na consulta de oncologia estudamos criteriosamente qualquer neoformação que surja no seu animal de companhia, tendo em vista o diagnóstico e o tratamento adequado à sua cura ou, pelo menos, à melhora da sua qualidade de vida pelo maior tempo possível.
Cancro é o termo generalizado para descrever os tumores, ou seja, aglomerações ou nódulos celulares que se desenvolvem muito rapidamente e de forma mais ou menos desorganizada.
Os tumores são classificados em benignos e malignos, conforme se desenvolvem apenas na zona onde surgiram ou se, pelo contrário, têm tendência para invadir os vasos sanguíneos e/ou linfáticos e provocarem por essa via outros tumores noutras zonas do corpo (metástases).

Tumor gengival maligno em cão
Um tumor pode desenvolver-se em qualquer parte do corpo do seu amigo, pelo que os sintomas possíveis são muito variados e dependem do local onde estiver implantado. O aparecimento de um nódulo na superfície do corpo do seu animal de companhia (pele, glândulas mamárias, testículos, boca, etc.) é motivo suficiente para uma consulta ao seu Médico Veterinário.
Tumor mamário em cadela
Se o tumor estiver localizado num órgão interno não pode esperar vê-lo, apenas notará alguns sinais secundários que deverão preocupá-lo e que deverão ser estudados criteriosamente, como sejam a perda de sangue pelo nariz ou pelas fezes, perda de peso ou de vitalidade, tremores ou dificuldades de equilíbrio e tosses persistentes.
Os tumores podem ser tratados com sucesso através de cirurgia, quimioterapia, ou com ambos os métodos em simultâneo. No entanto, não se esqueça que a detecção precoce é a chave para uma cura completa. Não espere para ver se um nódulo que surgiu no seu companheiro aumenta de volume, vá de imediato ao seu Médico Veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário